terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O FIM DE UM GRANDE AMOR - Run Run se fué pa'l norte



Antes de Violeta Parra, a produção musical visível chilena era representada principalmente pelo cantor e compositor Lucho Gatica, que cantava grandes boleros e fazia grande sucesso popular em todo o mundo hispânico. Vivia no circuito Madrid-Mexico e raramente ia ao Chile. Suas letras falavam, como todo bom bolero, de amores perdidos e desilusões. Só que numa linguagem antiga, envelhecida pelo tempo desde que esse ritmo foi desenvolvido em Cuba, lá pelos anos 1800, quando as moças bailavam com seus vestidos longos, com desenhos de grandes bolas coloridas, daí o nome da dança, bolero.

Violeta também falava de amores perdidos e desilusões, só que em ritmo de "cueca", a música folclórica dos camponeses e índios chilenos, numa linguagem politizada e revolucionária, mesmo tratando de temas banais como o abandono. 




Contemporânea de Gabriela Mistral, Violeta era completamente diferente da poetisa chilena que ganhou o Prêmio Nobel. Rebelde e comunista de carteirinha, não tinha nada a ver com  a moça bem comportada e respeitosa dos valores familiares, tão à gosto dos conservadores e católicos cidadãos chilenos brancos de classe média. Os que acompanham a música folclórica sul americana, especialmente as canções de protesto político e comportamental, têm na chilena Violeta uma referência na luta contra a ditadura facista de Pinochet, embora a maioria não saiba que ela morreu seis anos antes do golpe, por suicídio que cometeu em pleno teatro que mantinha junto com os filhos, anexo a um restaurante folclórico de grande sucesso em Santiago, conhecido como La Peña de Los Parra. Os negócios iam bem, estava rica e na melhor fase artística. Só não estava feliz. Vá se compreender as mulheres apaixonadas! Havia completado 50 anos de idade e tinha passado por três casamentos oficiais. Já tinha feito uma sólida carreira internacional, na poesia e no canto. Folclorista fundadora da música chilena, que com ela deixou de lado o bolero caribenho e conquistou padrão de qualidade inigualável, gerando e educando talentos como Victor Jara, Quillapayum e Inti-Illimani, músicos que tornariam suas canções mundialmente famosas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário