quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Blues

A sensualidade negra é apreciada no mundo todo







Por tempos imemoriais os homens buscam o calor e a luz do sol. Espanhóis, franceses e ingleses que colonizavam a América, encontraram na costa do Golfo do México um excelente lugar para fincarem suas raízes. Para o trabalho pesado, trouxeram escravos negros, capturados na África. Uma parte importante do "rock and roll"  foi escrita ali.



Tudo começou quando os negros foram proibidos de exercerem sua religiosidade original, considerada ultraje ao catolicismo espanhol e francês, como também ao anglicanismo e suas vertentes norte americanas, preferidas pelos descendentes de britânicos. Para estes negros não havia outra alternativa, senão adaptarem a sua religiosidade na fé cristã, com a qual cantavam tristemente as saudades atávicas das terras natais. O próximo vídeo mostra um descendente de escravos tocando sua guitarra na saída de uma igreja batista. 





O que sobrou deste caldo de cultura foi o "Rock and Roll". Quanto mais perto do blues, mais admirado e aceitável pelas plateias de consumidores do mundo todo, ao contrário do som original feito pelos negros, que era considerado de segunda. Aliás, o resultado final disso tudo foram bilhões e bilhões de dólares.





Nenhum comentário:

Postar um comentário