domingo, 11 de março de 2012

O Fim do Mundo



"Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar..." 
(Assis Valente, 1938)



Será que o mundo vai mesmo acabar em dezembro de 2012? Não agüento mais receber mensagens explicando tudo tin-tin por tin-tin, dando as razões mitológicas, científicas e históricas da tal profecia maia. De minha parte, tenho certeza de que o mundo vai se acabar um dia, até por que nada é eterno no universo, exceto ele mesmo, movido pela energia universal, completamente fora do nosso alcance racional, ou seja, o próprio Deus. Fora disso, tudo acaba. Até os melhores casamentos...  Se fosse possível prever o futuro sob razoáveis perspectivas históricas, o mundo não seria essa catedral babilônica, onde ninguém se entende. Isso valeria também para o caso de Deus ser o protetor onipresente, que todos crêem estar do seu lado e a seu serviço. Pelo andar da carruagem, Deus não está nem aí para o que rola ou deixa de acontecer no mundo real, por isso se diz que os propósitos divinos são mistérios para o ser humano.   






Não apenas os propósitos divinos, mas tudo o que diz respeito a Ele, dado que os humanos adoram  vários deuses, segundo cada necessidade e conveniência momentânea, ao longo das eras. Há profecias para tudo e crenças as mais variadas, de acordo com cada uma das várias concepções religiosas, cada qual reivindicando para si a verdade verdadeira. Isso já deu muita tragédia na forma de guerras e horrores variados. Só para lembrar, as Cruzadas cristãs da idade média achavam que tinham a missão de resgatar da mão dos árabes pecadores a terra santa onde Jesus viveu, resultando disso a narrativa de que, terminada a conquista, na cidade de Jerusalém o sangue corria pelas ruas, feito enxurrada. Os missionários cristãos, católicos e protestantes de várias tendências,  saem desesperados pelo mundo a converterem o que se lhes atravesse na frente, por isso já ajudaram na destruição de muitas culturas primitivas, tal qual as de várias tribos de indígenas brasileiros, sob o argumento de que tais comunidades professam ritos diabólicos, que devem ser substituídos por aqueles legitimamente autorizados por deus, ou seja, o deles próprios.  





E assim vai: no campo dos teosóficos, supostamente mais recatados, há também previsões para todos os gostos. Há uma que também profetiza o fim do mundo, que se daria quando se completasse a formação e passagem pela terra de sua sétima raça. E para que o indivíduo não fique perdido no tempo, a profecia já agrega a informação de que estamos na quinta raça, portanto, só faltam mais duas. Dentro da mesma doutrina codificada por madame Bravatski no final dos anos 1800, vários segmentos contam tempos diferentes para cada raça, uns calculam 40 mil anos e outros chegam a 100 mil, o que daria para a terra no máximo mais uns 200 mil anos. 









Nossa, ainda vamos ter que agüentar tudo isso? Não é tempo demais, não? Por isso, muita gente prefere ficar com o calendário maia. Menos algumas pessoas especiais, como a presidenta Dilma e o presidente Obama, que estão seriamente pensando estender seus mandatos mais uns quatro anos, pelo menos.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário