sexta-feira, 18 de maio de 2012

Comparações

A renda per cápita de Santa Catarina é a quarta melhor do Brasil, com mais de 21 mil reais por habitante/ano. A de Alagoas é a terceira menor do Brasil e não chega a 7 mil reais. As populações da grande Maceió e da grande Florianópolis se equivalem, na margem calculada pelo IBGE em cerca de um milhão de pessoas. Seria excelente para um bom padrão urbano, equivalente a Barcelona, Amsterdan ou Copenhaggen,  ao contrário de muitas capitais do país, incluindo nossas co-irmãs do sul, Porto Alegre e Curitiba, ambas com mais de tres milhões de pessoas. Incomparável com o trio BH, Rio e São Paulo, verdadeiras máquinas de malucos, sem qualquer condição de qualidade de vida para o povão em geral, apertados nos trens, ônibus e metrôs, levando até quatro horas de deslocamento para ir ao trabalho. Maceió, assim como Florianópolis, tem vários problemas comuns às cidades brasileiras, mas são muito melhores do que os enfrentados pelos moradores da Penha, Cidade Ademar ou a periferia de Contagem. 

A Pajuçara não tem hora para ser admirada. Aqui, um visual na direção sul.


Por do sol se dá lá por volta de 17 horas, como em todo o nordeste.
Raul Seixas, o filme, a preços promocionais no SESI


Pelo que sei, a indústria de  Alagoas é inexistente, contando apenas com a precária produção açucareira. Nossa bela Santa Catarina, ao contrário, é uma potência nos ramos da agro industria, mecânica, tecelagem, química e tantos outros setores. No entanto, o SESI Alagoas mantém um centro cultural na Pajuçara, onde estréia hoje o filme "Raul, o início, o fim e o meio". Duvido que este filme passe em Florianópolis, assim como não passaram os filmes do Cartola e do Noel Rosa. Nossas entidades culturais, inclusive as públicas, acham que vivemos em algum canto do Alabama. E vai piorar, por que o futuro prefeito será um dos bandidos patrocinados ou pelo prefeito atual ou pelo governador. Pobre Floripa, que pensa ser do primeiro mundo. Maceió, com toda sua pobreza, te dá um banho.

2 comentários:

  1. O que dizer...
    Enquanto não aprendermos a votar e acabar com essa seqüência de políticos medíocres que só pensam em si e por isso formam seus discípulos que vão continuar com suas sujeiras e maracutaias, a coisa continua igualzinho como está, nada muda. Ontem mesmo recebi um email falando da Nice Lobão, deputada. Uma vergonha.
    Abraço meu caro. A Teca que pensavas encontrar aí, está aqui. A encontrei ontem no centro. Falei que você tinha ido à Maceió, e ela lamentou. Está em férias e volta para aí, na quarta, 23. Nossa cantoria, na ACOJAR foi muito legal. Muitas velhinhas choram quando cantamos a PAZ. Boa estada aí. Tome uma águas de coco à Beira-mar, por mim...

    ResponderExcluir
  2. Laercio!
    Vc está no paraíso!!!
    Queria estar aí tb, tomando um "banho" junto com Floripa!
    Quero ver mais fotos!
    Bjãooo

    ResponderExcluir