terça-feira, 1 de janeiro de 2013

No tempo em que as palavras eram importantes





Em 1964, um festival de música folclórica nos Estados Unidos lançava um dos mais belos poemas do século passado. Cantado por seu autor, um jovem ainda desconhecido, poeta e músico judeu nascido na fronteira com o Canadá. Sobrenome Zimmerman, lhe pareceu pouco atraente. Por isso, mudou para Dylan. Poeta inglês vinte anos mais velho que ele, igualmente belo e contestador. 

Nesta apresentação, Dylan já cortava duas estrofes de seu poema, para caber no formato comercial do festival. Um ano depois, o grupo The Byrds atingia o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e Inglaterra. Para isso, cortou mais um tantão, ficando só com a estrofe central, que cabia nos 2,5 minutos que a banda dispunha nas rádios do planeta musical. Menos no Brasil, onde o poeta não era considerado bom exemplo para a nossa juventude.   






4 comentários:

  1. The Byrds tinha um senso comercial agudo. Tanto que fez enorme sucesso mundial, cantando coisas provincianas da América do Norte. Consagrou-se, mesmo, quando encarou a obra de Bob Dylan. Mas, seu forte eram os vocais. Nenhum outro país tem a tradição de grandes coros vocais como os Estados Unidos, e disso se aproveitaram os Byrds. E o fizeram muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Essa apresentação do dylan ta lindíssima hein! O cara sozinho preenche todo o espaco do palco

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Lalá...assim como espero seja 2013 para ti.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Puxa vida, tanta história pra uma música. Musica linda. Amei, Greyce

    ResponderExcluir