segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vão importar médicos cubanos para atuar no SUS



Vão importar médicos cubanos para atuar no SUS. Eu não sou especialista na área, mas, tenho ouvido dizer que os médicos brasileiros não trabalham no SUS por que a remuneração é ridícula, como realmente é, basta ver a quantidade de fraudes que se comete neste sistema, afim de elevar um pouco o faturamento. A maioria dos hospitais públicos e de organizações humanitárias que atendem pelo SUS estão falindo ou já faliram, como as antigas Santas Casas, então mantidas pela igreja católica, a qual, justamente por que deixou de ser parte do estado laico, abandonou-as à própria sorte.


A pergunta que não quer calar é "Por que os médicos cubanos seriam solução para os nossos problemas de medicina emergencial ?".



Bueno, não seriam. Estive conversando sobre isso com um médico peruano, em minha recente visita a Cusco. Ele revelou que em seu país se tentou o mesmo movimento, porém, os médicos cubanos chegaram e não deram conta da situação. Estes cubanos estão preparados para atuarem prioritariamente como "médicos de família", graças ao bom sistema de medicina preventiva existente em Cuba. Isso não tem nada a ver com o caos que encontram em nossas emergências. Então, entram em pânico e causam mais problemas do que soluções. Não resolvem os problemas de "falta de médico", e, ao contrário, ainda criam mais alguns. Vamos ver como será a solução "brasileira", e torcer, claro ! Que venham lindas morenas cubanas a atuarem no posto de saúde do Campeche!




Não queria estar na pele da Dilma nestes tempos de protestos de ruas. Compreendo que ela é apenas uma peça da engrenagem. Lembra-se que a Dilma foi alçada à posição de ministra das Minas e Energia por que o Lula não conseguiu um acordo com os grupos que dominavam o setor, empreiteiras e Sarneys, logo no início do primeiro mandato. Ela ficou ali, como poste de prontidão. Depois, com o mensalão e a queima do Zé Dirceu, a Dilma foi chamada para a casa civil. Lembro-me que Lula a levou no aerolula para Asunción, numa dessas cúpulas do Mercosul. Ali, diante das condições colocadas por Lula, ela aceitou ser poste mais uma vez. Quando o PT ameaçava se rachar, Lula a impôs como sua candidata à convenção do PT. Desta vez o poste iria assumir nada mais nada menos que a Presidência da República. Não é à toa que, diante do impasse de manifestações não previstas e não imaginadas pelos seus sociólogos e marqueteiros, Dilma foi logo ao encontro de seu mentor, em São Bernardo do Campo. Assistindo a tudo ao vivo e a cores, o ministro da justiça foi encarregado de dizer à imprensa que o encontro fora apenas uma reunião de amigos. E disse mais: Lula não tinha nada a comentar sobre o assunto dos protestos. Sobre o que pensava Dilma, ele não falou, por que era naturalmente desnecessário. Todos sabemos quem realmente continua a ser Presidente da República do Brasil. República? Tenho minhas dúvidas ... Em todo caso, vamos apreciar a música da nossa América real, tristemente submetida aos desmandos das casernas ou dos líderes personalistas como Perón, Vargas, Lula e Chirchner. A única que se salva é a música de León Grieco, interpretado pelas nossas fascinantes cantoras que seguem nossas tradições humanistas, apesar de tudo. 







Já perceberam que o povo não explodiu rojão ou fez carreata na nossa classificação para a semi final dessa copa fajuta da Fifa, que reúne seleções como Espanha 9 versus Taiti zero. Que torneio politiqueiro é esse? Isso chega a ser um desaforo para o esporte ! Mas, o povo não explodiu rojões por que o Brasil está pegando fogo. Essa é a razão por que a população não comemora. Ninguém consegue explicar o que está acontecendo nas ruas das nossas cidades e estradas . Todas as teorias são apenas suposições. Vi as explicações de um grande sociólogo, que acha tudo isso a consequência de uma insatisfação reprimida, louca para sair do armário e que apenas aguardava o aparecimento de algum corajoso que a explicitasse, o que teria se dado com as manifestações do pessoal do Passe Livre. Vi também explicações místicas, segundo as quais a Era de Aquarius está mudando a mentalidade das pessoas e transformando as condições objetivas do planeta, necessárias para mudanças ainda mais profundas que virão. Seja o que for, só por ser diferente virá bem. Viva a mudança!!!







Um comentário:

  1. Quando observamos que não há motivação de uma oposição com propostas, não há uma liderança despertando para dar sangue novo, é meio assustador imaginar um futuro próximo. Mas de qualquer maneira, sentir que há uma consciência nova sobre o poder que vem do povo já é um alento!

    ResponderExcluir