quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Dia de Santos Reis








O Dia de Santos Reis desse ano caiu nesta semana e passou praticamente desapercebido. Pela tradição católica, os reis magos do oriente vieram visitar Jesus recém nascido e o encontraram nesse dia, quando lhe ofereceram variados presentes à base de ouro, incenso e mirra. Antigamente, esse era o dia em que se encenavam teatros populares pelas ruas dos países de ascendência lusitana, como o Brasil. Era muito comum a sua celebração, principalmente no interior do país, mas, também nas capitais. 

A televisão primeiro, depois a grande mídia da Internet, estão padronizando a cultura segundo um modelo baseado na cultura de massas, que é majoritariamente anglo saxônica, mesmo quando se inspira em temas mais ligados à sensualidade e ao delírio, que são coisas da cultura afro-latina. Os padrões culturais são ditados pelas grandes companhias tipo Sony, BBC, Warner, Disney, Apple, Hollywood e marcas assim. Por isso mesmo, as tradições populares vivem em nichos específicos e, de vez em quando, saem dos guetos para ocupar espaço no mercado. É o caso de algumas canções sertanejas e outras de raízes folclóricas. No entanto, quando chegam ao mercado já estão travestidas e disfarçadas de sua originalidade, para atender ao que os produtores culturais consideram "padrão de qualidade", algo assim como a Globo faz quando produz obras inspiradas nos temas populares. 

Hoje, tudo é mastigado e deglutido pelo Sistema de Valores Socialmente Aceitos, assim mesmo, embalados como produtos de consumo e vendidos em escala industrial, vide Michéis Telós e Pagodeiros que andam por aí ...

Compra quem quer, ou quem não tem cultura própria a respeitar e aceita gato por lebre. Ainda assim, as tradições prevalecerão para sempre na memória atávica dos povos. Não há como apagá-las, assim como não se conseguiu exterminar a cultura judaica ou cigana, mesmo com dois mil anos de perseguição e diáspora! É impossível deletar o que está na alma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário