sábado, 27 de junho de 2015

Filosofia numa hora dessa?



Um dos símbolos da Filosofia. "O Pensador", de Rodin. 

Filosofia NÃO é RELIGIÃO, no sentido de que não está apoiada em crenças místicas ou dogmas de fé. Para ser filósofo ou exercer o estudo sobre a existência, a verdade ou os valores morais, não é necessário ter qualquer laço religioso ou crer em algum deus.  Por outro lado, também  NÃO É CIÊNCIA, por que está acima dela, no sentido de que é mais abrangente, lida com pensamentos e ideias abstratas, que não necessitam provas empíricas ou laboratoriais, ou seja, a matéria filosófica é menos densa e mais artística.  

O termo FILOSOFIA significa "amor pela sabedoria", do grego "philos" (amor) e "sophia" (sabedoria). Em termos gerais, também podemos dizer que significa a busca pela verdade, os estudos das inquietações humanas, dos costumes, da ética e da moral, etc.  Pelo visto, o assunto é tão amplo que seria bobagem tentar enquadrá-lo numa caixa de definições, quanto mais tratá-lo numa simples crônica. Seria coisa de maluco, ou seja, filósofo, rsrsrs. 

A meu ver, o que melhor define a filosofia é seu caráter ATEMPORAL, ou seja, o fato de ser algo permanente, que não veio para ficar no ar uma temporada, como uma moda passageira. Na verdade já dura milhares de anos e esperemos que permaneça conosco até o fim dos tempos, se é que os tempos um dia terão fim (pronto, começamos a filosofar!). 

A filosofia é isso: duvidar sempre! Agregar ao intelecto, ou seja, à mente concreta, o CONHECIMENTO, que é mais do que um caminhão de informações. O Conhecimento é aquilo que separa o papel de ALUNO do papel de DISCÍPULO. 

O aluno se contenta em aprender fórmulas, decorar textos, armazenar informações para serem usadas de uma maneira inteligente, mas, mecânica, automática. O discípulo já tem a missão de pensar e analisar as coisas que estuda, de investigar a essência, de sentir cada disciplina como se fosse uma devoção, como algo que possa servir de suporte pessoal para quando chegar o momento de agir, e a ação, para o discípulo, não significa apenas executar, mas, SERVIR, ou seja: VIR A SER.     É bem diferente, não?

Também não tem nada a ver com a complexidade. O pensamento mais simples, como o caipira, por exemplo, pode ser altamente filosófico. 






É comum associar a filosofia com a civilização grega. Muitos dicionários chegam a localizar o início da filosofia no ano 600 a.c., a partir do qual florescem os grandes pensadores, cujo ápice foi registrado como sendo o quarteto nobre: Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles. Tudo bem, essa é mesma a grande influência presente no mundo cristão e ocidental, que contou com o auxílio luxuoso dos romanos. No entanto, houve outras que influenciaram de modo decisivo a nossa civilização, se assim podemos chamar esse balaio de gatos que é o planeta hoje. Pelo menos tres delas foram essenciais: A Índia, a China e o Egito. 

No próximo capítulo,  vamos nos aproveitar do conhecimento proveniente da Índia, para falarmos sobre um assunto muito importante: o campo de batalha interno do Homem. 

Bagavadguitá, em sânscrito, significa "a canção de deus"

O mundo astral pode ser como o paraíso ou o inferno. A escolha é nossa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário