segunda-feira, 21 de março de 2016

Luzes do Cedro Baixo de Brusque

O Cedro sempre foi considerado uma árvore sagrada

Até a década de 1950, a atual localidade chamada Dom Joaquim, em Brusque, tinha o nome de CEDRO BAIXO, devido a grande quantidade deste arvoredo em sua mata ao redor. Os primeiros a se fixarem na localidade, por volta de 1880, foram imigrantes alemães, a maioria professantes da fé Luterana. Os descendentes de alemães ainda predominam na área, embora a religiosidade da população local tenha se transformado numa grande salada ecumênica, como atestam as várias igrejas e templos ali existentes.  A inspiração inicial do então abundante CEDRO, símbolo oficial da cidade de Brusque,  continua dando seus frutos, embora a árvore propriamente dita já esteja quase extinta na região. 

O Cedro é uma árvore mundialmente conhecida, em suas diversas variedades, e está associada intimamente com a prática da religiosidade. Na Bíblia dos judeus e cristãos, o cedro está citado 75 vezes. No campo muçulmano, o Cedro também é sagrado para muitos praticantes, sendo a árvore símbolo do Líbano, que a produz em grande quantidade.  A sua madeira, homogênea e aromática, foi bastante utilizada na antiguidade. Pelos Fenícios, para construir as suas embarcações militares e comerciais, bem como para a construção de templos e habitação. Os Egípcios utilizavam a sua resina na prática da mumificaçãoHá vestígios da sua serragem até nos túmulos dos Faraós. Papiros antigos comprovam a sua grande comercialização entre Líbano e Egito.


Moisés aconselhava os sacerdotes judaicos a utilizarem cascas de Cedro durante a circuncisão dos meninos e no tratamento de doenças da pele. De acordo com o livro sagrado Talmude, os Judeus queimavam madeira de cedro no Monte das Oliveiras para anunciar o início do ano novo. Vários reis da região do Oriente Médio o procuravam nas montanhas do Líbano,  para as suas construções civis ou religiosas,  sendo o caso mais famoso o da construção do Templo de Salomão, em Jerusalém. 


Réplica artística do que teria sido o Templo de Salomão original.
A madeira de cedro revestia o teto e as paredes internas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário