sábado, 25 de junho de 2016

Construção da Pessoa, da IDENTIDADE à PERSONALIDADE


Máscara utilizada em espetáculos teatrais na antiga China



No mundo das ciências exatas os conceitos são supostamente mais bem definidos e universais.  Isto não ocorre quando estudamos o campo das ciências humanas. Muito menos quando abordamos  temas ligados a filosofia e psicologia, que estão sempre permeáveis por crenças muito pessoais, como a religião, por exemplo. As várias escolas criam abordagens exclusivistas, que raramente se compartilham entre si, até porque seres humanos costumam ver suas próprias crenças como as "mais verdadeiras". Por isso, não existe uma definição padrão do que vem a ser IDENTIDADE e PERSONALIDADE, a não ser alguns conceitos mais ou menos consensuais entre os estudiosos. 

A IDENTIDADE de uma pessoa se forma a partir de suas raízes, entendidas como sendo as suas teias de sustentação no mundo físico, tais como a Família, os Grupos Sociais de convivência, o ambiente de Trabalho, as Tradições Culturais, etc.   Isto significa que a Identidade se forma de fora para dentro, basicamente a partir das crenças que o mundo externo projeta sobre o indivíduo. Podemos dizer que na formação da Identidade, nós nos preocupamos com o que os outros pensam da gente.  

A PERSONALIDADE é o resultado de um complexo sistema de construção pessoal, que se dá ao longo da vida. Este sistema não está baseado em coisas ou sentimentos mensuráveis, mas num conjunto de componentes interligados, como uma rede pessoal interna, formada por TRAÇOS e TIPOS psicológicos.
  1.  Traços psicológicos ou pré-disposições, ou seja, o padrão de reações de um indivíduo diante de diferentes situações. Se é "introvertido" ou "extrovertido", por exemplo. 
  2.  Tipos psicológicos, um padrão estável de traços ou pré-disposições. Gustav Jung, um dos fundadores da psicologia, definiu quatro tipos psicológicos básicos: 1) os que se guiam pelo PENSAMENTO; 2) pelo SENTIMENTO; 3) pelas SENSAÇÕES; 4) pela INTUIÇÃO. 

Podemos dizer que na formação da Personalidade, nós vamos construir nossas "raízes internas", ou seja, a nossa essência, a qual tentamos espalhar pelo mundo, de modo a influenciar as demais pessoas. Inverte-se o fluxo da interação com o mundo, que agora passa a ser de dentro para fora. 

A formação da Personalidade é assunto tão complexo, que existe um ramo da psicologia dedicado exclusivamente a ela, a Teoria da Personalidade, que tem por função organizar o conhecimento decorrente das pesquisas científicas e a formulação de novas hipóteses a serem aprofundadas. 



O CAMINHO DO CRESCIMENTO PESSOAL
Das SOMBRAS à LUZ, o caminho do crescimento pessoal

Quando o mestre Jesus pronunciou uma de suas frases mais emblemáticas, ficou claro que o crescimento pessoal é uma tarefa individual e interna. Ele disse "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Isso significa que a verdade reside dentro de cada pessoa, ainda que seja algo universal. Ele não disse que a verdade está sequer no cristianismo. Nem no islamismo, nem no judaismo, nem no budismo, em nenhuma religião. Na verdade, trata-se de algo a ser descoberto dentro de cada um, e cada um por si,  mesmo que se possa contar com a ajuda de nossos mestres.   

Desde a mais longínqua antiguidade, os mestres procuram passar este conhecimento para a humanidade. Platão (Grécia, 428-348 ac), ensinou que o caminho da sabedoria sai das sombras da ignorância, equivalente ao mundo físico, e conduz para o BEM, o Sol interior, ou seja, o estado de iluminação. A trilha a ser percorrida pode ser muito facilitada pela APRENDIZAGEM, que vem a ser o processo constante de aperfeiçoar-se a si mesmo, através da repetição e da inovação. Se fazemos uma coisa nova pela primeira vez, a possibilidade que dê errado é bastante grande, mas, de repetição em repetição as técnicas vão se internalizando e, com o tempo, acabam virando rotina. É hora de propor novo avanço, talvez mesmo um novo paradigma. Este é o conceito da Inovação. 

Para os Espiritualistas que acreditam nas leis do Karma-Dharma e Reencarnação, cada passagem pelo mundo físico é uma nova oportunidade. Neste caso, a nova experiência encarnada será fortemente influenciada pela Personalidade que foi produto da passagem anterior. Portanto, a construção permanente da Personalidade poderá resultar em algo melhor ou pior, mas  será sempre resultado de uma cadeia de valores anteriores, que serve de modelo inicial.  

O objetivo final da jornada humana pelas reencarnações é chegar ao Mundo Espiritual, didaticamente formado pelas sub camadas do Mundo Causal, a porta de entrada só acessável pela Consciência a partir da Intuição (Eu Superior); do Mundo Búdico, onde estão os seres ascensos já iluminados; e do Mundo Átmico, o ponto máximo da vibração divina por excelência. 

Este longo caminho é percorrido passo a passo, e não adianta tentar cortar etapas. Podemos apressar ou atrasar nossos passos, mas, cada um deles terá que ser dado. No entanto, como projeto de Mônadas em desenvolvimento, a cada nova Personalidade nós já poderemos transmutar energias, de modo a entregar um produto cada vez melhor para a próxima etapa. Este é o objetivo de cada passo da Viagem. 





     

Nenhum comentário:

Postar um comentário