domingo, 2 de outubro de 2016

VOTE COM A CONSCIÊNCIA



VOTE COM A CONSCIÊNCIA
Hoje é o dia em que 144 milhões de cidadãos vão às urnas eletrônicas no Brasil, para escolher os futuros prefeitos e vereadores de quase 5.500 municípios. A votação eletrônica é um tremendo avanço tecnológico e moral, ainda que setores políticos e sociais contestem sua imparcialidade. Essas pessoas provavelmente não viram o que eu vi no passado, em eleições amordaçadas pelas mais grosseiras fraudes.

Apesar da grande crise por que passa a Nação, é certo que ainda somos uma das principais potências econômicas do mundo. Em termos de produção interna bruta, somos oficialmente o 9º colocado, apesar de nosso PIB ter caído 24,5% em dólar nos últimos 3 anos.
Quase quarenta partidos políticos disputam a base eleitoral. Tem material para todos os gostos. Muitos se candidatam ou apoiam seus candidatos, por interesses meramente pessoais ou de amizades, mas, também há os que militam por uma causa, seja ideológica ou religiosa, por crenças ou convencimento pessoal.
É bom que, ao exercer o voto, tenhamos em mente os grandes desafios do país, apesar da eleição ser municipal. A maioria das campanhas centra suas propagandas na solução dos problemas da trindade absoluta, que mobiliza a população em torno dos temas Educação, Saúde e Segurança. Estes realmente são temas espinhosos, onde estamos regredindo à olhos vistos. No entanto, há outras frentes de igual importância. Uma delas é o SANEAMENTO BÁSICO, que, como o próprio nome diz, é básico para a vida nas cidades. O nosso déficit nessa área é fantástico e dele pouco se fala. Dizem os especialistas em marketing eleitoral que ele não rende votos.
A necessidade de investimentos só para garantir água e esgoto para a totalidade da população das cidades era de 300 bilhões de reais, conforme estimativa dos órgãos técnicos do governo em 2013. De lá para cá, deve ter aumentado em algumas dezenas de bilhões, já que nada foi feito. Se incluirmos o tratamento adequado do lixo urbano, salta para 500 bilhões de reais. Como comparação, saiba que este montante equivale a 30 anos de pagamentos do programa Bolsa Família.
Caros eleitores e eleitoras, se possível, vote com a sua consciência ... e estará fazendo um grande bem ao Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário